Albert Einstein | Frases famosas de sua autoria

Albert Einstein, considerado pela afamada revista Time “Personagem do século 20”, nasceu na Alemanha, na cidade de Ulm, no dia 14 de março de 1879. Foi um físico teórico que deixou uma marca indelével na ciência por ser o responsável em desenvolver a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.

Embora uma das características mais fortes de sua personalidade fosse tentar ir além do particular, da situação concreta, buscando a atemporalidade das leis gerais e a transcendência das teorias científicas, sua ascendência judaica acabou influenciando alguns trechos de sua biografia e isso não se deu pelo ambiente familiar, mas pelas circunstâncias históricas em que viveu.

Frases famosas de sua autoria:

“Sou judeu por herança, suíço por nacionalidade, e ser humano pela composição, e apenas ser humano, sem nenhuma ligação especial a qualquer estado ou entidade nacional”.

“Teoria é quando tudo é conhecido, mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste caso, combinamos teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe por quê.”

“Na medida em que as leis da matemática se referem à realidade, elas não são certas, e, na medida em que são certas, elas não se referem à realidade”.

“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua habilidade de escalar uma árvore, ele passará a vida se achando estúpido.”

“Seres humanos foram dotados apenas de inteligência suficiente para ver com clareza o quanto inadequada é a inteligência quando confrontada com o que existe”.

“Não sei como será a Terceira Guerra Mundial, só sei que a quarta será com pedras e lanças.”

“Quando um homem se senta ao lado de uma mulher bonita por uma hora parece que passou um minuto. Mas se ele se sentar em cima de um fogão quente por um minuto parece que passou mais de uma hora. Isso é relatividade”.

“O valor de um homem deve medir-se pelo que dá e não pelo que recebe. Não se converta em um homem de sucesso senão num homem de valores.”

“O senso comum nada mais é do que um depósito de preconceitos que se assentam na mente antes de você alcançar 18 anos”.

“A educação é o que sobra depois que a gente se esquece do que aprendeu na escola.”

“Se A é sucesso na vida, então A é igual a X mais Y mais Z. Trabalho é X, Y é diversão e Z é manter sua boca calada”.

“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.”

“A experiência mais bonita que podemos ter é o mistério. É a emoção fundamental que está no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e não consegue mais se maravilhar poderia tão bem estar morto”.

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.”

“Minha paixão pela justiça social e responsabilidade social sempre contrastou de forma estranha com minha falta de necessidade de contato direto com outros seres humanos e comunidades humanas. Sou verdadeiramente um ‘viajante solitário’ e nunca pertenci ao meu país, minha casa, meus amigos e nem mesmo à minha família com todo meu coração. Em frente a esses laços, eu nunca perdi o senso de distância e a necessidade de estar só”.

“Poucos são aqueles que veem com seus próprios olhos e sentem com seus próprios corações.”

“Se eu começar a cuidar de minha aparência, não serei mais eu mesmo”.

“Faça as coisas o mais simples que você puder, porém não se restrinja apenas às mais simples.”

“Imaginação é mais importante que conhecimento. Conhecimento é limitado, a imaginação cerca o mundo”.

“Todo aquele que se dedica ao estudo da ciência chega a convencer-se de que nas leis do Universo se manifesta um Espírito sumamente superior ao do homem, e perante o qual nós, com os nossos poderes limitados, devemos humilhar-nos.”

“Os ideais que iluminaram meu caminho, e que várias vezes me deram coragem para enfrentar a vida com alegria, foram bondade, beleza e verdade. Sem o sentido de bondade, sem preocupação com o mundo objetivo – o eternamente inalcançável no campo da arte e dos esforços científicos – a vida pareceria vazia para mim. Os objetivos banais dos esforços humanos – posse, ostentação e luxo – sempre me pareceram desprezíveis”.

“Todos deviam ser respeitados como indivíduos e ninguém devia ser idolatrado.”

“O objetivo da educação deve ser treinar a atitude e pensamento independentes daqueles indivíduos que acham que o serviço à comunidade é o maior problema na vida”.

“Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento.”

“Nada verdadeiramente valioso surge da ambição ou de um mero senso de dever, mas de amor e devoção para com os homens e para com as coisas objetivas”.

“Se você fosse escolher ou o amor ou o mundo, se escolhesse o mundo magoaria o amor, se escolhesse o amor dominaria os dois porque quem ama domina o Mundo.”

“A maioria dos professores gastam seu tempo fazendo perguntas que têm como objetivo descobrir se o aluno não sabe algo, enquanto a verdadeira arte de fazer perguntas é para descobrir o que o aluno sabe ou o que ele é capaz de saber”.

“Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança.”

“Eu raramente penso em palavras. O pensamento vem, e eu posso tentar expressar esse pensamento com palavras depois”.

“No meio da confusão, encontre a simplicidade. A partir da discórdia, encontre a harmonia. No meio da dificuldade reside a oportunidade.”

“Um homem feliz está muito satisfeito com o presente para falar muito sobre o futuro”.

“O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem; mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir.”

“É importante não deixar de questionar. A curiosidade tem uma razão de existir”.

“Os grandes espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres.”

“O estado de pensamento que permite que o homem faça um trabalho desse tipo é semelhante à adoração religiosa ou de um amante; o esforço diário não vem da intenção deliberada, mas direto do coração”.

“Se minhas teorias tivessem resultado falsas, os estadunidenses diriam que eu era um físico suíço; os suíços, que era um cientista alemão; e os alemães que era um astrônomo judeu.”

“O adulto ordinário nunca pensa sobre os problemas do espaço-tempo. Eu, pelo contrário, me desenvolvi tão lentamente que só comecei a pensar sobre espaço e sobre tempo quando já era adulto. Então, me aprofundei mais no tema do que qualquer outro adulto ou criança teria feito”.

“Quero conhecer os pensamentos de Deus… O resto é detalhe.”

“Uma coisa que aprendi ao longo de minha vida: a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e infantil – e, mesmo assim, é a coisa mais preciosa que temos”.

“O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma a este dia.”

“A única forma de escapar do efeito corruptor do louvor é continuar trabalhando”.