Dalai Lama

Dalai Lama é o desígnio dado à reencarnação de Avalokiteśvara, dentro do Budismo Tibetano. Ele foi uma pessoa iluminada que ao invés de alcançar o nirvana e não mais reencarnar, ouvindo os gritos do nosso mundo, decidiu ficar para ajudar as pessoas a pararem de sofrer. Seu nome significa “o cavalheiro que olha para baixo”, por seu ato de compaixão. Ao longo da história, as frases do terceiro, quinto e décimo terceiro Dalai Lama têm se destacado, mas especialmente de Tenzin Gyatso que é o décimo quarto e que atualmente ocupa esta posição.

Tenzin Gyatso foi encontrado quando tinha quatro anos e aos dezesseis já detinha todo o poder político do Tibete. No entanto, devido às consequências da Revolução Chinesa, o templo dos monges foi afetado, pois Mao Zedong queria que o Tibete perdesse sua autonomia e fosse oficialmente reconhecido como parte da China. Os habitantes protestaram contra e foram reprimidos com violência. Por isso Gyatso teve que se exilar na Índia, de onde transmite sua sabedoria e tem tentado resolver esse conflito de forma pacífica. Pelo mesmo motivo, em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Por sua vez, em 2011, Tenzin Gyatso renunciou a todos os cargos políticos no Tibete. Ele é um dos líderes espirituais mais importantes de nosso tempo e suas frases são profundas.

Dalai Lama

“Não deixe que o comportamento dos outros destrua sua paz interior.”

“Tente estar em paz consigo mesmo e ajude os outros a compartilhar desta paz. Se você contribuir para a felicidade de outras pessoas encontrará a verdadeira meta, o verdadeiro sentido da vida.”

“Uma mente clara e um bom coração acompanhados de sentimentos calorosos são as coisas mais importantes. Se a mente não for direcionada para pensamentos positivos e elevados, nunca poderemos encontrar a felicidade.”

“A opressão nunca conseguiu suprimir nas pessoas o desejo de viver em liberdade.”

“As pessoas seguem caminhos diferentes em busca de realização e felicidade. Só porque eles não estão em seu caminho não significa que estejam perdidos.”

“A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo.”

“Hoje, mais do que nunca, a vida deve ser caracterizada por um senso de responsabilidade universal. Não só de nação para nação e de ser humano para ser humano, também de ser humano para outras formas de vida.”

“Todo sofrimento é causado pela ignorância. As pessoas infligem dor aos outros na busca egoísta de sua própria felicidade ou satisfação.”

“Torne o resto da sua vida tão significativo quanto possível. Consiste apenas em agir levando os outros em consideração. Assim, encontrará paz e felicidade para si mesmo.”

“Um bom amigo que aponta erros e imperfeições ao mesmo tempo que rejeita o mal, deve ser respeitado como alguém que revela o segredo de um tesouro escondido.”

“Se você não perdoa por amor, perdoe pelo menos por egoísmo, para o seu próprio bem-estar.”

“Como todos nós compartilhamos o planeta Terra, temos que aprender a viver em harmonia e paz conosco e com a natureza. Não é apenas um sonho, mas uma necessidade.”

“Quando você se abrir espiritualmente, faça-o somente para alguém em quem confie do fundo do seu coração, alguém bem próximo de você. Este tipo de abertura é um passo importante para a superação dos problemas espirituais.”

“O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço.”

“Se você não consegue cultivar a atitude adequada, seus inimigos são os melhores guias espirituais, porque a presença deles oferece a você a oportunidade de fortalecer e desenvolver tolerância, paciência e compreensão.”

“Aprenda bem as regras para poder quebrá-las com eficácia.”

“O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo.”

“Cultivar estados mentais positivos, como a generosidade e a compaixão, decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.”

“Quer você acredite em religião ou não, quer acredite em reencarnação ou não, não há ninguém que não aprecie a bondade e a compaixão.”

“Paz não significa ausência de conflito; as diferenças sempre estarão lá. Paz significa a solução dessas diferenças por meios pacíficos; pelo diálogo, educação, conhecimento; e por meios humanos.”

“Quando somos capazes de reconhecer e perdoar as ações imediatas do passado, ganhamos força para resolver os problemas presentes de forma construtiva.”

“Se descobrirmos que não podemos ajudar os outros, o mínimo que podemos fazer é desistir de prejudicá-los.”

“Acredito que o objetivo da nossa vida seja a busca da felicidade. Isso está claro. Quer se acredite em religião ou não, quer se acredite nesta religião ou naquela, todos nós buscamos algo melhor na vida. Portanto, acho que a motivação da nossa vida é a felicidade.”

“Uma mente disciplinada leva à felicidade e uma mente indisciplinada leva ao sofrimento.”

“A raiva é nosso verdadeiro inimigo, pois, encontra-se em nossa mente. A raiva nunca muda sua natureza. Sempre machuca e destrói. E o que é pior, aniquila nossas próprias forças e energias.”

“Lembre-se de que o melhor relacionamento é aquele em que o amor de cada um excede a necessidade do outro.”

“A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito.”

“Encontro esperança nos dias mais sombrios e me concentro nos dias mais brilhantes. Não julgo o universo.”

“Se você contribui para a felicidade de outras pessoas, então terá descoberto o verdadeiro significado da vida.”

“É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros.”

“A compaixão é o desejar que outros seres se libertem do sofrimento. E o amor é desejar que eles encontrem a felicidade.”

“Somente o desenvolvimento da compaixão e da compreensão dos outros pode nos trazer a tranquilidade e a felicidade que buscamos.”

“Quando nos encontramos com uma verdadeira tragédia na vida, podemos reagir de duas maneiras: perdendo a esperança e caindo em hábitos autodestrutivos, ou usando o desafio para encontrar nossa força interior.”

“Compartilhe seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade.”

“Violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza.”

“Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar.”

“Se pensarmos apenas em nós mesmos, nos esquecermos das pessoas, então nossas mentes ocuparão um pequeno espaço.”

“Deixe ir as pessoas que só vêm para compartilhar reclamações, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. Se alguém estiver procurando uma lixeira para jogar o lixo, certifique-se de que não é sua mente.”

“Quando você pratica a vida contente, pode chegar ao ponto de dizer (sim, já tenho tudo de que preciso).”

“Se queremos o desenvolvimento espiritual, a prática da paciência é essencial.”

“Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte da felicidade.”

“Com a realização do próprio potencial e confiança na própria capacidade, pode-se construir um mundo melhor.”

“Lembre-se de que às vezes não conseguir o que deseja é um maravilhoso golpe de sorte.”

“Se você deseja que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão.”

“A compaixão tem pouco valor se permanece uma ideia; ela deve tornar-se nossa atitude em relação aos outros, refletida em todos os nossos pensamentos e ações.”

“Os velhos amigos morrem, os novos surgem, assim como os dias. Um velho dia passa, um novo dia chega. O importante é fazer com que signifiquem algo: um amigo significativo ou um dia significativo.”