Dia 19 de fevereiro é comemorado o Dia do Esportista, um reconhecimento e estímulo àquelas pessoas que se envolvem com a prática de um esporte, não sendo exclusivo de quem vive do esporte, mas de qualquer homem ou mulher que pratica um esporte, seja ele profissional ou não.
A importância desta data reside no fato de o esporte ser fundamental para as pessoas, pois fortalece a saúde física e mental, melhora o ânimo, estimula o convívio, e até mesmo visa a inserção social do indivíduo.

História:

Originalmente, o Dia do Esportista foi criado a partir da Lei nº 8.672, conhecida como Lei Zico, de 6 de Julho de 1993. No artigo 54 da norma constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.

Mas a Lei nº 9.615 de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por “Lei Pelé” ou “Lei do Passe Livre”, revogou a Lei Zico e estabeleceu o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Esporte Olímpico.

Até aí tudo bem, mas a população manteve como válida a primeira data e é por isso que, até hoje, o 19 de fevereiro é comemorado como sendo o Dia do Esportista no Brasil.

Os esportistas, o exercício, a idade e a saúde:

Em qualquer idade você pode começar a se exercitar, mas quanto antes isso o ajudará a prevenir mais problemas. Pessoas que não praticam exercícios podem perder entre 3 e 5% da massa muscular por década após 30 anos.

E quando chegarem aos 65 anos, terão perdido até 80% da força muscular. Isso os torna menos independentes do que uma pessoa que foi ativa durante sua vida.

Para ter um envelhecimento saudável é necessário fazer alguma atividade física pelo menos uma hora, três vezes por semana.

Entre os benefícios do exercício para a saúde, encontramos:

Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Reduz o desgaste cerebral que leva à perda de memória.

Melhora a concentração e o processamento da informação.

Reduz as chances de sofrer de demência vascular.

O exercício é terapêutico, pode ser tão eficaz quanto medicamentos no controle da ansiedade.

Favorece a produção de endorfinas que fazem você se sentir melhor.

Contribui para regular as horas de sono.

Ajuda a melhorar o humor graças à secreção de adrenalina.

Reduz o risco de osteoporose.

Ajuda as mulheres a reduzir a TPM.

Curiosidades:

  • Em algum momento, não haverá mais recordes a serem quebrados na indústria do esporte. De acordo com o Instituto de Pesquisa Biomédica do Esporte da França, em 2027 os recordes mundiais só poderão ser melhorados em 0,05%, já que o ser humano simplesmente não será mais capaz de correr, pular ou nadar mais rápido e nem ser mais forte.
  • Embora o futebol seja o esporte mais popular entre os torcedores, não é o mais praticado no mundo. O esporte que tem esse título é nada mais nada menos que natação, com mais de 1,5 bilhão de pessoas que o praticam regularmente.
  • Durante Wimbledon, em 2010, foi realizada a partida de tênis mais longa da história. Quando o americano John Isner e o francês Nicholas Mahut se enfrentaram, eles jogaram por 11 horas, 6 minutos e 23 segundos, com placar final a favor de Isner.
  • Você sabia que o xadrez é um esporte? É assim que o Comitê Olímpico Internacional o considera, pois jogá-lo exige não apenas destreza mental, mas a capacidade de criar estratégias e táticas, além de ser um jogo estruturado e com regras, como o futebol ou o beisebol.
Natação é o esporte mais praticado no mundo.

Frases de Esportistas:

“Se você trabalhar, os resultados virão por si mesmos. Não faço as coisas pela metade, porque sei que, se o fizer, só terei resultados pela metade” Michael Jordan, ex-jogador de basquete

“Quando eu tiver 50 anos vou olhar os troféus que conquistei, mas hoje não me servem de nada. Quero ganhar de novo” Fernando Alonso, piloto espanhol de Fórmula 1.

“Você não pode pôr limites naquilo que quer. Quanto mais você sonhar, mais longe você irá” Michael Phelps, nadador e supercampeão olímpico.

“Quanto mais difícil a vitória, maior a felicidade ao vencer” Pelé, lenda do futebol mundial.

“A idade não é uma barreira, é uma limitação que está na sua mente” Jackie Joyner-Kersee, atleta campeã olímpica.

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz” Ayrton Senna, tricampeão mundial de Formula 1.

 “Quando era criança e comecei a jogar tênis, jamais imaginei que poderia ganhar um título de Grand Slam, chegar a Master e, muito menos, sair da competição como o número 1” Gustavo Kuerten, tricampeão de Ronald Garros.

Humor:

Numa academia de Caratê:
– Mestre, por que não estou aprimorando minha técnica?
– Você já viu o pôr do sol, quando as gaivotas voam livres pelo imenso céu?
– Sim, eu já vi mestre
– E você viu a cachoeira batendo na pedra sem aparentemente conseguir nada?
– Sim mestre
– E a lua cheia que se reflete nas águas cristalinas do lago?
– Sim professor
– Aha! Tá vendo? você passa o dia todo olhando besteiras em vez de praticar o que eu ensino.

Um domingo, depois da missa, um dos paroquianos aborda o pároco e pergunta-lhe:
– Reverendo, é pecado jogar tênis no domingo?
– Meu filho, disse o padre pondo a mão em seu ombro, eu vi você jogar tênis na semana passada e no seu caso é pecado em qualquer dia e a qualquer hora.

Dois rapazes estavam conversando no vestiário de um clube enquanto se trocavam.
“Estou entre a espada e a parede!”
-Por que?
“Do jeito que tenho perdido ultimamente, não sei se me dedico à esgrima ou à alvenaria”…

O lar geriátrico organiza uma maratona entre os idosos do local. As ruas se enchem de gente para ver os avós correndo. Até a emissora local divulga a trajetória geriátrica dos avós que precisam dar a volta no quarteirão.
O locutor narra o final da corrida:
-Lá o homem de 97 anos lidera a corrida, seguido pela vovó de 83 anos que está quase lá!
Finalmente, o homem de 97 anos cruza a linha de chegada, quebra a fita e levanta os braços com suas últimas forças. O narrador da estação diz:
“E o vencedor é o avô com o lenço vermelho amarrado no pescoço!”
O comentarista o corrige:
-Não! Não é um lenço vermelho! Essa é a língua dele!

Feliz dia a todos os esportistas do Brasil!